Blog

Publicado em 18/02/2022

Projeto elétrico x projeto luminotécnico: quais as diferenças

Projeto elétrico e projeto luminotécnico estão ambos presentes no planejamento de um ambiente. A diferença básica entre os dois se encontra na motivação e orientação.

Enquanto o projeto elétrico tem como principal objetivo proporcionar a segurança, o projeto luminotécnico concentra-se em proporcionar o conforto aos moradores.

Projeto Elétrico



Conforme apontado acima, o projeto elétrico tem como principal finalidade a promoção da segurança e proteção, tanto dos moradores da residência ou frequentadores de determinado estabelecimento, quanto da própria propriedade em si.

Para isso, durante a sua elaboração, são observados elementos voltados para a infraestrutura elétrica, como os equipamentos de iluminação que deverão estar presentes, além de especificar as características e descrição de dispositivos envolvidos na composição elétrica da edificação, como disjuntores, eletrodutos, condutores (cabos e fios), calhas, barramentos e quadros.

Projeto Luminotécnico



O projeto luminotécnico, por sua vez, discrimina toda a forma como a iluminação deve ser disposta, observando a estética por meio do projeto de arquitetura e decoração. Dessa forma, todas as considerações são orientadas visando proporcionar a iluminação mais adequada ao ambiente, aproveitando todos os elementos envolvidos, como luz natural, luz artificial, objetos e móveis.

Cada espaço exige uma iluminação específica. Consultórios médicos, por exemplo, não recebem o mesmo tipo de iluminação que um bar, da mesma forma que as residências não são iluminadas da mesma maneira como é feita em uma empresa. Dentro das próprias casas, observados os cômodos, a disposição da iluminação será alterada, corroborando para a importância de se realizar o projeto luminotécnico nas propostas dos espaços.

Deve se escolher entre um e outro?



Conforme foi apontado, cada um dos projetos possui uma finalidade diferente. Dessa forma, o ideal é que eles ocorram juntos, visando um aproveitamento máximo da iluminação nos espaços. Essa combinação irá resultar em diversos benefícios para os ambientes, como redução do desperdício de energia elétrica, barateamento da manutenção, valorização da propriedade, e estética adequada.

Entretanto, quando o assunto é a obrigatoriedade, essa se dá apenas com relação ao projeto elétrico, em função da segurança que ele objetiva nas construções.


Fonte: Marketing SZ Projetos