Blog

Publicado em 20/01/2022

Entenda porque fazer um projeto elétrico é importante

O projeto elétrico consiste na determinação de materiais, tanto em especificação quanto em quantidade, além de como serão feitas as instalações que demandam energia elétrica após o término da obra.Todo projeto elétrico deve ser feito por um especialista habilitado para esta função, podendo ser um Engenheiro Civil, um Arquiteto ou um Técnico em Elétrica.


Para projetos mais elaborados existe a exigência que seja feito por um Engenheiro Eletricista, determinado pelo CREA, que além disso exige também a emissão de uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica) para aquele projeto.


Entenda porque fazer um projeto elétrico é importante.


Economia


O projeto elétrico terá informações básicas que são muito importantes durante a obra, como por exemplo, a metragem dos fios que serão necessários para a instalação.


Isso irá ajuda-lo a se planejar com antecedência sobre preços disponíveis no mercado após fazer algumas pesquisas, o que por consequência trará economia.


Sem isso, você não terá como fazer um planejamento com antecedência e pode acabar tendo que comprar esses materiais às pressas e sem saber qual a metragem correta, fazendo com que ocorra problemas como falta de material ou o desperdício.


Evita problemas futuros


São uma parte descartável do planejamento de reforma ou construção de uma casa, mas pessoas pensam assim porque não compreendem a importância do projeto e a quantidade de riscos que são minimizados através dele. O projeto elétrico planeja como funcionará toda a fiação elétrica e futuras instalações na residência.


Compatibilização com outros projetos


Os projetos elétricos também especificam o local em que ficará cada tomada, interruptor, ponto de luz e varias outras informações.


Tudo isso traz agilidade na hora da construção e evita possíveis ocorrências como: Esquecer de colocar tomadas em algum cômodo, não colocar tomadas suficientes para que o ambiente seja funcional, colocar tomadas na altura errada, má distribuição da fiação para a caixa de energia, entre outros.


Orientação para manutenção


Todos os construtores são obrigados a fazer uma planta da instalação elétrica do prédio/residência com todos os detalhes e é muito importante ter uma cópia desta planta e não realizar (nem deixar realizar) qualquer mudança no sistema elétrico sem consulta-la.


Toda instalação elétrica tem de estar de acordo com a NBR-5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


Conforto e segurança


Com o projeto elétrico você terá a certeza de que poderá utilizar de forma normal e segura todos os equipamentos elétricos e eletrônicos da sua casa sem medo de que ocorra algum problema com sua rede elétrica.


Ao abrir mão desse investimento, você colocará em risco sua família e os eletrodomésticos de sua casa, pois com o dimensionamento de carga incorreto os mesmos poderão queimar e causar grandes transtornos, algo que com o projeto elétrico, será previsto e corretamente dimensionado para que não ocorra.


A SZ Projetos atua no mercado a mais de 25 anos desenvolvendo projetos elétricos modernos, seguros de qualidade.


Fonte: Marketing SZ Projetos